A Casa Crescer e Brilhar

Fundada em 29/10/1974, sendo denominada “Casa de Triagem e Recuperação de Menores”. Passou a ser chamada de "Casa do Menor de São Vicente” – até que em 2004, foi rebatizada de Casa Crescer e Brilhar.
A Casa Crescer e Brilhar é uma associação de direito privado, sem fins econômicos, que tem como finalidade, conforme o artigo 4.º do seu Estatuto Social – organizar e administrar o Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes, na faixa etária de 07 a 17 anos e 11 meses (conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), desenvolver projetos de orientação e assistência às famílias, visando o retorno à convivência familiar e comunitária, desenvolver projetos com a comunidade, de geração de renda familiar, desenvolver projeto de lazer, educação, esporte, atividade cultural e folclórica, organizar oficinas e projetos de apoio psicológico e fornecer suporte e orientação para inclusão social à família.
Tem como missão, enfrentar o grande desafio de acolher crianças e adolescentes em vulnerabilidade e risco social, contribuindo na construção de sua cidadania plena, sendo este residente, sujeito do seu desenvolvimento social, participante na transformação da sociedade.
Enquanto atende o residente nas suas diversas necessidades (bio-psico-social, educacional e profissional), também realiza trabalho de apoio, seja às famílias de origem ou a pessoas que tenham interesse e condições de apadrinhar crianças e adolescentes ou adotá-los. Tal trabalho se faz necessário a fim de possibilitar o direito a convivência familiar e retorno a um lar. Tem como Visão, que toda criança e adolescente esteja com uma família, que deixe de ser residente e se torne filho.
Suas diretrizes básicas permeiam a formação do residente para que possa se tornar sujeito de sua própria história, esclarecida para lutar por uma sociedade nova, humana e justa, sendo atendido em todas as necessidades básicas em prol da qualidade de vida e não só da sobrevivência. Preservar os vínculos familiares e garantir a convivência familiar são os principais objetivos do trabalho.
Através do programa político pedagógico “Construindo os Caminhos de Casa”, a Crescer e Brilhar desenvolve alguns projetos que atuam para atender as mazelas sociais do município. Dentre estes podemos citar: Ponto de Cultura; Rendendo-se a Arte; Bem me Quer; Famílias Afetivas; Residente e Família.

Contato: casacrescerebrilhar@gmail.com
site: http://www.casacrescerebrilhar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário